FANDOM

Bolodatia
Esta página ainda não está pronta.
Se você quiser nos ajudar a crescer esta página, basta clicar no botão "editar" no topo desta página e expandir este artigo.

CUCA2012

CUCA2007

Cuca na cidade que isso

CUCA2003

Cuchinha

Cuca
Informação de Fundo
Filmes O Saci (filme)
Programas de Televisão Sítio do Picapau Amarelo (1977)
Sítio do Picapau Amarelo (2001)
Sítio do Picapau Amarelo (série animada) (2012)
Video-Games
Interpretado por Solange Couto
Voz
Inspiração Folclore Brasileiro
Informação da Personagem
Nome Completo
Outros nomes "prima" (utilizada por Saci)
Personalidade Malefica
Aparência Uma jacaré fêmea
Aniversário
Ocupação Bruxa
Afiliações Sua Caverna
Objetivo Obter o Pó de Pirimpimpim
Casa Capoeirão dos Tucanos
Família Namorado da Cuca (namorado)
Animais de Estimação
Amigos Pesadelo, Tutu Marambá, Namorado da Cuca
Inimigos A turma do sítio
Gosta De fazer poções
Não Gosta Ser derrotada pela turma do sítio
Poderes e Habilidades Magia, Teletrensporte e Cospe Fogo[1]
Armas Suas poções e seu feitiços
Destino
Citações "A Cuca te pega dali te pega de lá!"

Cuca é uma personagem da obra infantil de Monteiro Lobato, da franquia Sítio do Picapau Amarelo baseada na personagem folclórica de mesmo nome.

Cuca é caracterizada como uma velha bruxa tendo um corpo de um jacaré verde com descabelados cabelos loiros que cobrem seu rosto. Ela apareceu pela primeira vez na história O Saci onde ela sequestra Narizinho e a tranca em sua caverna sendo que o único a conseguir salvá-la foi Pedrinho com a ajuda de Saci que a partir daquela aventura se torna seu melhor amigo. Nessa mesma história é revelado que sua maior fraqueza é um pingo d'água que cai em sua caverna.

Cuca também retornou em outras histórias tentando incomodar o pessoal do Sítio, mas sempre se saiu mal no final. Ela também demonstra uma rivalidade com a Emilia com o tempo e é ainda prima do Saci. Na versão feita pela Rede Globo ela possui um ajudante corcunda chamado Pesadelo que no entanto não está presente nos livros originais.

Aparência Editar

Na versão de 1977, a Cuca era um boneco de jacaré na cor verde escuro, com listras coloridas na barriga, e cabelos loiros compridos.

Já em Sítio do Picapau Amarelo (2001), ela passou a ser representada usando um vestido vermelho com uma capa que lembravam a roupa usada pela madrasta da Branca de Neve. Na temporada de 2003, a Cuca ficou com cabelos
Cuca1

Imagem Promocional da Cuca (versão de 2003)

soltos e mais compridos, e ganhou uma nova roupagem amarela e verde. No ano de 2005, a personagem passou por novas mudanças, ficando mais gorda, com um aspecto mais feio e horripilante, e ganhando uma forma mais parecida com a Cuca do Sítio de 1977, quando foram lançados DVDs do "Sítio dos anos 70", foi usada por engano, uma foto da Cuca de 2005 no menu do DVD junto com as fotos dos atores da antiga versão de 1977.)

A última mudança na fantasia da Cuca aconteceu no ano de 2007, diferente de todas as adaptações televisivas que já haviam sido feitas antes com a personagem, a Cuca dessa vez não era mais um boneco de jacaré, mas sim a atriz Solange Couto com maquiagem no rosto e dentes pontiagudos, usando um macacão verde.

"Para Câmara Cascudo (citado por Melo, 1985, p. 25), a cuca pode ter três origens. De Santa Coca que aparecia nas procissões da província do Minho, em Portugal. Também no Minho, coca é o nome popular de abóbora que, assim como em nossos dias, era perfurada desenhando-se nela os contornos dos olhos e da boca, e colocando-se uma vela acesa dentro. A terceira possível origem é a partir de “Farricoco”, personagem amedrontador, vestido com uma túnica que acompanhava a procissão de Passos, no Algarve, também em Portugal."

Na cultura popular Editar

Cinema e TVEditar

A primeira versão audiovisual da Cuca, apareceu em um filme de 1951 chamado O Saci, baseado na obra de Monteiro Lobato, onde a personagem era interpretada por uma atriz chamada M.Meneguelli. Mas, diferente de como é conhecida hoje em dia, a Cuca não era representada como uma jacaré fêmea de cabelos loiros, mas apenas como uma velha de roupas sujas e rasgadas.

Nas duas versões das séries live-action do Sítio do Picapau Amarelo, produzidas pela Rede Globo, foram usadas cinco fantasias diferentes para a Cuca, sendo sempre mostrada com corpo de jacaré, com exceção da versão do ano de 2007, onde a personagem é feita sem máscara por Solange Couto.

Curioso é que no ano de 2008, algumas partes das fantasias da Cuca de 2001 e 2005 usadas pela Rede Globo, foram reaproveitadas na peça teatral "Sítio do Picapau Amarelo - O Musical", dirigida por Roberto Talma, que também havia sido o diretor da primeira temporada do Sítio em 2001. Na peça, a cabeça e o rosto da Cuca de 2005 foram usados junto com o corpo e vestido vermelho da Cuca de 2001, misturando as duas versões em uma só.

E em Sítio do Picapau Amarelo (série animada) ela foi redesenhada se tornado um jacaré de corpo magro e uma boca ligeiramente grande se assemelhando-se um pouco com a Cuca de 2005, mas tendo um belo design único.

Galeria Editar

vídeoEditar

Entrevista com a Cuca no Vídeo Show01:44

Entrevista com a Cuca no Vídeo Show

A Cuca Vai Pegar -197703:45

A Cuca Vai Pegar -1977

Sítio do Picapau Amarelo - O Saci09:02

Sítio do Picapau Amarelo - O Saci

Sitio do picapau amarelo 2003 O amigo do Saci fez a Cuca desmaiar01:16

Sitio do picapau amarelo 2003 O amigo do Saci fez a Cuca desmaiar.

Emília foge do Sítio e é pega por Cuca e Pesadelo00:00

Emília foge do Sítio e é pega por Cuca e Pesadelo

Sitio do Picapau Amarelo 2007 Cuca fala com Caipora00:48

Sitio do Picapau Amarelo 2007 Cuca fala com Caipora.

Filme O Saci - Vídeo 102:54

Filme O Saci - Vídeo 1

ReferênciasEditar

  1. O Aniversário da Cuca