FANDOM

Box1 imagem01 Monteiro lobato e SÍTIO DO PICA PAU AMARELO

(Clique em cima do Ano para ver mais)

1931

Monteiro Lobato conseguiu compreender e traduzir o pensamento infantil como nenhum autor nacional até então. Em 1920, publicou um pequeno conto que mudou a literatura infanto-juvenil brasileira para sempre. Com uma linguagem simples e muita imaginação, A Menina do Narizinho Arrebitado tornou-se um sucesso instantâneo e marcou o começo das aventuras de Narizinho, sua boneca falante e outros personagens fantásticos do Sítio do Picapau Amarelo.

Box4-monteiro-Left01
1977

Sítio do Pica-pau Amarelo é o nome de um programa de televisão infantil brasileiro, produzido pela Rede Globo de 1977 a 1986 em parceria com a TVE e o MEC, baseado na obra de Monteiro Lobato.

Sitio do picapau minotauro 1

1978

A designação ideal referente ao formato do programa chama-se "seriado", devido à sua divisão em episódios que formam histórias fechadas. Essa foi a mais conhecida de todas as versões, considerada a clássica e a quarta produzida pela televisão brasileira, tendo sido as anteriores: na TV Tupi (entre 1951 e 1962, ao vivo), na TV Cultura (em 1964) e na Rede Bandeirantes, (entre 1967 e 1969).

19781
2001

Sítio do Picapau Amarelo é uma série de televisão brasileira, produzida e exibida pela Rede Globo, baseada na série de livros homónima de Monteiro Lobato, estreou em 12 de outubro de 2001 e durou até 7 de dezembro de 2007, contando mais de 570 episódios.

Sitio 2001
2003

Em 2003, as gravações passaram a ser feitas em outra casa em Jacarepaguá, em um terreno mais próximo do Projac, facilitando o deslocamento da equipe de produção. Naquele ano os personagens do Sítio tiveram muitas mudanças em seus figurinos: Tio Barnabé trocou os coletes com cores africanas por suspensórios e roupas mais caipiras e ganhou também um chapéu de palha; Tia Nastácia engordou um pouco e ganhou um vestido de mangas compridas.

Sitio do Picapau Amarelo 2004 música do Sitio do Picapau Amarelo 200401:01

Sitio do Picapau Amarelo 2004 música do Sitio do Picapau Amarelo 2004.

2005

No dia 4 de abril de 2005, se inicia uma nova temporada do Sítio, mas agora com a mudança de dois atores: Nicete Bruno e Cândido Damm, que interpretavam a Dona Benta e o Visconde de Sabugosa, os dois tiveram que sair do programa e foram substituídos por Suely Franco e Aramis Trindade.

2005
2006

Em 2006 o formato novela foi mantido, mas houve mais alterações, desta vez o objetivo era tratar mais da fantasia, e do surreal, mas sem deixar de lado temas reais, assim como em 2005. Na temporada de 2006, houve mais algumas trocas de atores, as crianças João Vítor da Silva e Caroline Molinari foram substituídas por Rodolfo Valente e Amanda Diniz. A maioria do elenco do núcleo do Arraial dos Tucanos, também foi trocado, foram mantidos somente os atores que faziam os personagens principais, Dona Benta, Nastácia, Barnabé, Emília e Visconde.

SITIO DO PICAPAU AMARELO 2006
2007

Em 2007, o programa ganha nova direção, de Carlos Magalhães, que toma a arriscada decisão de substituir todo o elenco de repente. O programa naquele ano, passa a "recontar", ou apenas mostrar os personagens relembrando de algumas das histórias de Monteiro Lobato, que já haviam sido adaptadas em 2001.

2007
futura reprise

2008 até hojeEditar

2008
Logo2
2008
Sitiomanga reportagem1p
2009
Interrogacao1
2010
Futura logo
2011
Visconde