FANDOM


Bolodatia
Esta página ainda não está pronta.
Se você quiser nos ajudar a crescer esta página, basta clicar no botão "editar" no topo desta página e expandir este artigo.


1mestre
Monteiro Lobato
Informação de Fundo
Filmes
Programas de Televisão
Video-Games
Interpretado por
Voz
Inspiração
Informação da Personagem
Nome Completo José Bento Renato Monteiro Lobato
Outros nomes Monteiro Lobato
Personalidade
Aparência
Aniversário 18 de abril de 1882 Taubaté, Império do Brasil Flag of Empire of Brazil (1870-1889).svg
4 de julho de 1948 São Paulo, Brasil (66 anos)
Ocupação Escritor
Afiliações
Objetivo
Casa
Família Lobato
Animais de Estimação
Amigos
Inimigos
Gosta
Não Gosta
Poderes e Habilidades
Armas
Destino
Citações

José Bento Renato Monteiro Lobato, mais conhecido simplesmente como Monteiro Lobato. foi um dos mais influentes escritores brasileiros de todos os tempos. É bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.

HistóriaEditar

Primeiros anosEditar

Criado em um sítio, Monteiro Lobato foi alfabetizado pela mãe Olímpia Augusta Lobato e depois por um professor particular. Aos 7 anos, entrou em um colégio. Nessa idade descobrira os livros de seu avô materno, o Visconde de Tremembé, dono de uma biblioteca imensa no interior da casa. É dito que ele leu tudo o que havia para crianças. Nos primeiros anos na escola já escrevia pequenos contos para os jornaizinhos escolares.

Ao receber como herança antecipada uma bengala do pai, que trazia gravada no castão as iniciais J.B.M.L. Tendo forte talento para o desenho, pois desde menino retrata a Fazenda Buquira, tornou-se desenhista e caricaturista nessa época. Em busca de aproveitar as suas duas maiores paixões, decidiu ir para São Paulo após completar 17 anos.

Seu sonho era a Escola de Belas-Artes, mas, por imposição do avô, que o via como sucessor na administração de seus negócios, acabou ingressando na Faculdade do Largo de São Francisco para cursar Direito. Mesmo assim seguiu colaborando em diversas publicações estudantis e fundou, com os colegas de sua turma, a "Arcádia Acadêmica".

Em 1904 diplomou-se bacharel em Direito e regressou a Taubaté. No ano seguinte conheceu Maria Pureza ("Purezinha"). Em maio de 1907 foi nomeado promotor público em Areias, e casou-se com Purezinha, a 28 de março de 1908. Exatamente um ano depois nasceu Marta, a primeira filha do casal.

Depois de muitos anos, em 1918, Lobato comprou a Revista do Brasil e passou a dar espaço para novos talentos, ao lado de pessoas famosas. Tornou-se um intelectual engajado na causa do nacionalismo. Logo fundou a editora Monteiro Lobato & Cia., depois chamada Companhia Editora Nacional.

O AutorEditar

Em 1920, depois de já ter escrito vários livros, decidiu publicar A Menina do Narizinho Arrebitado, sua primeira obra infantil, e que deu origem a Lúcia, mais conhecida como a Narizinho. Essa é a primeira história do Sítio do Picapau Amarelo. O livro foi lançado em dezembro de 1920 visando aproveitar a época de Natal. A capa e os desenhos eram de Lemmo Lemmi, um famoso ilustrador da época.

A Menina do Narizinho ArrebitadoEditar

A história foi escrita e publicada em 1920 ...

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.