FANDOM

Bolodatia
Esta página ainda não está pronta.
Se você quiser nos ajudar a crescer esta página, basta clicar no botão "editar" no topo desta página e expandir este artigo.

Narizinhodesign

Narizinhorachel

Amandanarizinho

Carlazinho

Narizinho

Narizinho
Informação de Fundo
Filmes
Programas de Televisão Sítio do Picapau Amarelo (série animada)
Video-Games
Interpretado por Leny Vieira e Lidia Rosemberg (1951)
Edi Cerri (1964)
Silvinha Lanes (1967)
Rosana Garcia (1977-1980)
Daniele Rodrigues (1981-1982)
Izabella Bicalho (1983-1984)
Gabriela Senra (1985-1986)
Lara Rodrigues (2001-2003)
Caroline Molinari (2004-2005)
Amanda Diniz (2006)
Rachel de Queiroz (2007)
Larissa Manoela (2012)
Luiza Telles Rosa (2013-2016)
Voz
Inspiração
Informação da Personagem
Nome Completo Lúcia Encerrabodes de Oliveira
Outros nomes
Personalidade Carinhosa, brincalhona, sapeca, aventureira
Aparência
Aniversário
Ocupação
Afiliações
Objetivo
Casa Sítio do Picapau Amarelo
Família Dona Benta (avó)
Pedrinho (primo)
Emília (melhor amiga)
Animais de Estimação
Amigos Turma do Sítio
Inimigos Cuca
Gosta De brincar com a Emilia e o Pedrinho, Ir para o Reino das Águas Claras, Ouvir Histórias da Dona Benta, De fazer bolinhos de polvilho com a Tia Nastácia
Não Gosta
Poderes e Habilidades
Armas
Destino
Citações

Lúcia Encerrabodes de Oliveira, mais conhecida como Narizinho, é uma das protagonistas do Sítio do Picapau Amarelo, criada pelo escritor Monteiro Lobato.

Aparência Editar

Narizinho é descrita no livro como a menina do nariz arrebitado, já na TV em 1977 Narizinho tem o cabelo curtinho é uma menina doce e bonitinha.

Na série de 2001 a aparência de Narizinho muda para uma menina de cabelos longos vestido e nariz arrebitado.

HistóriaEditar

Ela mora com sua avó, Dona Benta, a dona Sítio do Picapau Amarelo. O primeiro livro em que Narizinho aparece é A Menina do Narizinho Arrebitado, mais tarde transformado no primeiro capítulo de "Reinações de Narizinho", obra que reúne várias histórias que já foram publicadas do autor.

Segundo Reinações de Narizinho, a menina "...tem sete anos, é morena como jambo, gosta muito de pipoca e já sabe fazer uns bolinhos de polvilho bem gostosos". Narizinho, é a melhor amiga de Emilia, a boneca falante, e também tem um primo que mora na cidade, o Pedrinho que vem passar as férias no sítio da avó de ambos os primos. Ela é a protagonista das primeiras histórias da série do Sítio do Pica-pau Amarelo, papel que, ao longo das histórias, divide com Emília e Pedrinho, que juntos fazem grandes planos, travessuras e brincadeiras. Em Reinações de Narizinho, a personagem título se casa com o Príncipe Escamado, se tornando Princesa do Reino das Águas Claras.

Adora comer jabuticabas no pé, inventar reinações e conversar com Emília, sua melhor e grande amiga.Ela adora pipoca e sabe fazer os bolinhos de polvilho da Tia Nastácia.

Na cultura popularEditar

Cinema e TVEditar

Nas versões televisivas da obra infanto-juvenil de Monteiro Lobato, Narizinho foi interpretada por várias atrizes, entre elas: Leny Vieira e Lidia Rosemberg na TV Tupi em 1951, Edi Cerri na TV Cultura em 1964, e Silvinha Lanes na Rede Bandeirantes em 1967.

Depois nas adaptações da Rede Globo, a personagem foi vivida por Rosana Garcia do ano de 1977 até o ano de 1980, e depois por Daniele Rodrigues em 1981 e 1982, Izabella Bicalho em 1983 e 1984, e depois por Gabriela Senra de 1985 e 1986. Mais tarde, em outra adaptação da TV Globo, Narizinho passou a ser vivida por Lara Rodrigues de 2001 até 2003 , e por Caroline Molinari em 2004 e 2005, e logo após por Amanda Diniz em 2006 e Rachel de Queiroz em 2007.

Galeria Editar