FANDOM

RdAC
Reino das Águas Claras
Informação de Fundo
Filmes
Programas de Televisão Sítio do Picapau Amarelo (2001)
Sítio do Picapau Amarelo (série animada)
Video-Games
Inspiração
Outras Informações
Localização Por dentro do riacho do Sítio do Picapau Amarelo
Governantes Príncipe Escamado (Príncipe)
Habitantes Príncipe Escamado, Dr. Caramujo, Súdito Sapo, Súdito Camarão, Bagre Azul, Capitão dos Couraceiros e seus súditos...
Visitantes Turma do Sítio

Reino das Águas Claras é um reino fictício da franquia Sítio do Picapau Amarelo, criado pelo famoso escritor Monteiro Lobato.

É um país aquático monarca localizado por dentro do riacho (ou ribeirão) do Sítio do Picapau Amarelo. É governado pelo jovem Príncipe Escamado, um príncipe muito amado e respeitado no reino.

HistóriaEditar

Não se sabe quem fundou o reino e há apenas informações do reinado de Príncipe Escamado. Foi dito que para iluminar o reino, Escamado decidiu optar por "buquês de raio-de-sol" em vez de lâmpadas.

CulturaEditar

Um Grande AventureiroEditar

No Reino das Águas Claras há lendas famosas sobre Pedro Parapécios Rodamante. Como quando é dito que ele já derrotou a Serpente do Mar[1]; Descobriu a Ilha da Tempestade[1]; Escalou o Monte das Corujas[1]; E encontrou os tesouros do Rei Horácio[1].

Coral de SereiasEditar

Existe também apresentações culturais, como o Coral de Sereias, onde todas as sereias se reúnem para cantar.[2]

O Bagre AzuEditar

Em sua 1ª visita ao Reino das Águas Claras, Dona Benta acha seu antigo ursinho de pelúcia e fica muito feliz. A avó abraça o ursinho e conta que tinha medo de pegá -lo, pois diziam que dentro do riacho existia um bagre azul que transformava as crianças em pedra. Mas a alegria da avó é tanta, que ela começa a sentir a diversão mas acaba se afastando da turma. Quando ela está montada no cavalo-marinho, solta o urso. Ela desce para pegá-lo, mas se esconde ao ver o Bagre Azul! Mas Benta descobre que ele não é louco, já que o que contavam para ele era o contrário, os humanos transformavam os peixes em pedra[3].

HabitantesEditar

Ver categoria: Habitantes do Reino das Águas Claras
Dos seus vários habitantes podemos citar várias espécies, como: Os cavalos-marinhos, que servem de transporte rápido como os cavalos; polvos, caramujos, tartarugas, camarões, caranguejos/siris, sapos e outros. Mas principalmente os peixes que se apresentam em sua grande maioria.

Pontos de InteresseEditar

  • Palácio Real: é a residência oficial e principal local de trabalho do Monarca do Reino das Águas Claras, no caso o Príncipe Escamado. O palácio é frequentemente o centro de visitas e discussões importantes para nação, a não ser que seja mais uma das visitas da turma do Sítio. Sua característica é a sua construção feita de grandes conchas coloridas.
  • Gruta dos Tesouros: é um local onde uma grande concentração de tesouros foi mantida[3].
  • Navio Naufragado: é um navio naufragado nas montanhas do reino[3].
  • Navio do Capitão Maremoto: é um navio pirata naufragado que não esta em nenhum mapa do Reino das Águas Claras[4]. Era o navio do fantasma Capitão Maremoto que, mesmo naufragado no reino, ainda batalhava contra o Capitão Tormenta.[4]
  • Bosque dos Corais: é um lindo bosque onde existem diversas espécies de corais iluminados[3].
  • Jardim de Algas Marinhas: É um lindo jardim composto das mais diferentes espécies de algas.[2]

GaleriaEditar

ReferênciasEditar

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 Um Grande Aventureiro
  2. 2,0 2,1 A Fada do Sono
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 A Viagem de Dona Benta
  4. 4,0 4,1 A Batalha dos Piratas