FANDOM


Bolodatia
Esta página ainda não está pronta.
Se você quiser nos ajudar a crescer esta página, basta clicar no botão "editar" no topo desta página e expandir este artigo.


Sítio do Picapau Amarelo foi uma série de televisão brasileira produzida e exibida pela Rede Globo, que por sua vez, foi baseada na série de livros homônima escrita por Monteiro Lobato, inspirada também, na versão exibida pela mesma emissora, entre 1977 e 1986. A nova versão foi adaptada por Márcio Trigo, Cininha de Paula e Paulo Ghelli, que também dirigiram a série. Estreou no dia 12 de outubro de 2001, alcançando altos índices de audiência para a emissora; com o longo do tempo, sua audiência foi caindo drasticamente, e seu último foi exibido em 7 de dezembro de 2007. Os motivos: a baixa audiência da sétima temporada e a pouca repercussão depois de uma trágica reforma e renovação de elenco.

EnredoEditar

As histórias são ambientadas no sítio de Dona Benta, uma velha senhora que vive afastada da correria e do barulho da cidade grande. Ela conta com a amizade da Tia Nastácia, que cozinha quitutes para ela e sua neta, Lúcia, mais conhecida como Narizinho. Vivendo sozinha e tendo apenas as duas mulheres idosas como companhia (além de Rabicó, seu animal de estimação), a menina vive brincando com sua boneca viva Emília, feita por Tia Nastácia com restos de retalhos de pano. Também vive no Sítio o velho Tio Barnabé, responsável pela manutenção do Sítio.

Durante o período de férias, a turma tem como companhia, o primo de Narizinho, Pedrinho, que estuda na cidade grande onde vive com sua mãe. Além de Visconde de Sabugosa que era apenas um boneco feito a partir de um sabugo de milho, mas devido aos ares de sabedoria da biblioteca de Dona Benta, ele cria vida e fica inteligente graças a leitura de todos os livros ali contidos. No sítio também mora o sábio Conselheiro, que morava no País das Fábulas e foi trazido ao Sítio depois de conhecer Narizinho, Pedrinho, Emília e Visconde. Também vive lá o adorável rinoceronte, "tomador de conta" do sítio, Quindim, que havia fugido do circo pretendendo ir para África, mas que após conhecer o pessoal do Sítio decide ficar por lá.

Um dia Narizinho conhece o Príncipe Escamado, soberano do Reino das Águas Claras, um reino aquático que por coincidência, fica localizado no ribeirão do Sítio. O Príncipe fica encantado com a menina e a convida para conhecer seu reino. Lá, ela é apresentada aos mais proeminentes súditos, como por exemplo a azeda Carochinha, responsável por administrar os contos de fada, e determinada a manter os seus personagens presos em seus livros. Lá ela também conhece o Doutor Caramujo, um renomado doutor que tem pílulas que podem curar todas as doenças,ele dá a Emília a Pílula Falante (pois Narizinho queria muito que sua boneca falasse). Depois que ingere o remédio, Emília começa a falar e não para mais.

MudançasEditar

24dez2002-elenco-do-infantil-sitio-do-pica-pau-amarelo-globo-1364410493638 615x470

Uma parte do elenco em 2002

Em 2003, as gravações passaram a ser feitas em outra casa em Jacarepaguá, facilitando o deslocamento da equipe de produção. Naquele ano os personagens do Sítio tiveram muitas mudanças em seus figurinos: Tio Barnabé trocou os coletes com cores africanas por suspensórios e roupas mais caipiras e ganhou também um chapéu de palha; Tia Nastácia ganhou um vestido de mangas compridas.

No dia 4 de abril de 2005, se inicia uma nova temporada do Sítio, mas agora com a mudança de dois atores: Nicete Bruno e Cândido Damm, que interpretavam a Dona Benta e o Visconde de Sabugosa, os dois tiveram que sair do programa e foram substituídos por Suely Franco e Aramis Trindade.

Em 2006 o formato novela foi mantido, mas houve mais alterações, desta vez o objetivo era tratar mais da fantasia, e do surreal, mas sem deixar de lado temas reais, assim como em 2005. Na temporada de 2006, houve mais algumas trocas de atores, as crianças João Vítor da Silva e Caroline Molinari foram substituídas por Rodolfo Valente e Amanda Diniz. A maioria do elenco do núcleo do Arraial dos Tucanos, também foi trocado, foram mantidos somente os atores que faziam os personagens principais, Dona Benta, Nastácia, Barnabé, Emília e Visconde.

Em 2007, o programa ganha nova direção, de Carlos Magalhães, que toma a arriscada decisão de substituir todo o elenco de repente. O programa naquele ano, passa a "recontar", ou apenas mostrar os personagens relembrando de algumas das histórias de Monteiro Lobato, que já haviam sido contadas em 2001.

PersonagensEditar

  • Emília - Boneca de pano falante, irreverente e divertida, possui uma canastrinha cheia de cacarecos que ela guarda de suas aventuras, Emília foi feita do retalho de uma saia velha de Tia Nastácia, com olhinhos de retrós de linha preta, por isso ela consegue enxergar mais longe e melhor que as outras pessoas. Emília gosta de inventar suas próprias palavras, e falar as coisas da sua própria maneira, por exemplo: ela fala: "obóvio" em vez de "óbvio", "bissurdo" em vez de "absurdo" e "arimética" em vez de "aritmética". A boneca é a melhor amiga de Narizinho e vive mandando o Visconde construir coisas em seu laboratório. Emília também é a melhor "dadeira de ideias" e "botadeira de nomes" do Sítio: foi ela quem escolheu o nome do burro Conselheiro, do rinoceronte Quindim e do centaurinho Meioameio.
  • Narizinho - A menina do nariz arrebitado. Seu nome verdadeiro é Lúcia, ela é meiga e inteligente, adora jabuticaba, é neta de Dona Benta e prima de Pedrinho e tem como sua melhor amiga a boneca Emília.
  • Pedrinho - Menino aventureiro e corajoso, só tem medo de vespa. É neto de Dona Benta e primo de Narizinho. Em suas aventuras sua arma é o bodoque. Foi Pedrinho quem construiu o Visconde, de um sabugo de milho.
  • Dona Benta - É a avó de Pedrinho e Narizinho e mãe de Dona Antonica. É uma senhora inteligente e carinhosa, e sempre conta histórias aos seus netos.
  • Tia Nastácia - A empregada do Sítio, foi ela quem fez Emília do retalho de sua saia velha. É uma cozinheira de mãos cheias que está sempre preparando bolinhos para o pessoal do Sítio. Ela também sabe contar histórias do folclore, e também é muito medrosa, tem medo de tudo o que não conhece e vive se benzendo e dizendo: "Credo! Esconjuro! O mundo está perdido!".
  • Visconde de Sabugosa - Boneco de sabugo de milho construído por Pedrinho, é um sábio e está sempre de cartola na cabeça, usa um paletó verde, e tem algumas palhas de milho em volta do pescoço. Ele também é um grande inventor, passa grande parte do tempo dentro de seu laboratório no porão do Sítio trabalhando em suas invenções, é ele também que faz o "Pó de Pirlimpimpim", sempre que preciso. Visconde inventa tudo o que Emília lhe ordena, pois ele tem muito medo dela. Isso porque desde o começo de sua vida a boneca vive o ameaçando de "depená-lo", isto é: arrancar-lhe os braços e pernas. Sempre que Emília o manda fazer alguma coisa muito difícil ou complicada ele diz a sua frase: "Ma-ma-mas, Marquesa...".
  • Rabicó - Um porco guloso, ele ganhou esse nome porque só tem um toquinho de rabo. Tia Nastácia vive tentando colocá-lo na panela, mas nunca conseguiu porque Narizinho o protege.
  • Conselheiro - Sábio burro falante que foi trazido do País das Fábulas, ele ganhou esse nome porque sempre dá bons conselhos ao pessoal do Sítio.
  • Saci - Um ser do folclore brasileiro, é um menino de uma perna só que tem uma carapuça vermelha na cabeça, fuma um cachimbo e anda em redemoinhos de vento e folhas secas. É na carapuça vermelha que estão os seus poderes; sem ela ele não consegue andar no redemoinho nem fazer mágicas. O Saci ficou amigo de Pedrinho depois que ele o prendeu numa garrafa.
  • Cuca - Bruxa em forma de jacaré, ou "jacaroa" como diz a Emília, ela também é um ser do folclore brasileiro, igual ao Saci (ele até a chama de "prima"). Mora em uma caverna no capoeirão do mato e adora fazer maldades com o pessoal do Sítio. Em 2003 ela ganhou um ajudante chamado Pesadelo, desde então está sempre espancando seu ajudante e o chamando de "Estrupício".
  • Tio Barnabé - O ajudante de Dona Benta nos trabalhos no Sítio. Ele é um homem da roça, sabe tudo sobre lendas e superstições. Foi ele quem ensinou Pedrinho a caçar Sacis.
  • Quindim - Um rinoceronte que fugiu do circo e foi morar no Sítio do Picapau Amarelo. Ele ganhou esse nome da Emília porque é um "doce" de rinoceronte. A Emília também o nomeou "Tomador de Conta" oficial do Sítio.
  • Zé Carijó - Um caipira medroso, que morre de medo de assombração e trabalha no Sítio do Picapau Amarelo. Zé Carijó nunca fala eu ou você, só fala "a minha pessoa" e "a sua pessoa". Ele entrou para a turma do Sítio em 2003.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.