FANDOM

Sítio do Picapau Amarelo é uma série animada brasileira baseada na série de livros de Monteiro Lobato. Produzida pela Rede Globo e pela produtora Mixer, foi exibida pela primeira vez em 7 de janeiro de 2012. Muito dos episódios foram realizados a partir dos livros de Monteiro Lobato e outros com novos personagens e histórias.

A série também foi exibida pela Cartoon Network Brasil a partir de 15 de abril de 2012. Também é exibido no Boomerang, em 2015. A partir de 2016 foi exibido aos sábados no período da manhã e no período da noite. Posteriormente em Portugal a série foi exibida na SIC K, agora está no Canal Panda.

No Cartoon Network, o título chegou a figurar entre os 10 programas mais vistos no canal, ao lado de Hora de Aventura, Apenas um Show, O Incrível Mundo de Gumball e Turma da Mônica. Além disso, sua exibição em vários outros países da América Latina permitiu ser premiada no Chile como a melhor série animada latino-americana, no Festival Internacional de Animação Chilemonos de 2014. Atualmente a série já esta chegando ao fim em 2016, mas ainda temos chances de ver a turma do sítio de novo com um episodio especial que pode ir ao ar no natal.

ProduçãoEditar

Diferente dos livros de Monteiro Lobato, a animação não contém violência, como lutas e tiros, mas conta com bastante ação. Segundo Tiago Mello, diretor executivo da Mixer, "difícil foi transformar histórias de 40 minutos na TV em episódios de 11 minutos, tempo médio da animação"; "Mas deu certo. Os personagens já têm suas versões em animação, e a família de Monteiro Lobato está aprovando as sinopses dos episódios". Outro ponto que incentivou a produção da animação é a possibilidade de ser exibida internacionalmente com dublagem em outras línguas. A família Lobato também participou na atualização dos personagens e na aprovação das sinopses dos episódios.

AberturaEditar

Abertura completa do Sítio do Picapau Amarelo em Desenho Animado

A música de abertura é cantada por Gilberto Gil, e é a mesma da a série anterior em live-action, porém em uma versão mais atualizada. Gil teve que cantar a música em um arranjo bem mais acelerado, adaptado ao tom da animação.

PersonagensEditar

Esta série contém os personagens do Sítio do Picapau Amarelo vistos pela primeira vez em desenho, tendo assim características únicas como as de:

  • Emília - Dublada por Isabela Guarnieri. Isabela disse em uma entrevista que se inspirou no trabalho da atriz Isabelle Drummond, que interpretou a personagem entre 2001 e 2006. Segundo o episódio O Bolo da Tia Nastácia Emília não sente gosto de comidas, diferente de como ela já foi mostrada nas versões anteriores da série com atores, ou mesmo nos livros originais, onde Lobato diz que Emília não precisa comer, e quando come, é "de mentirinha" por ser uma boneca.
  • Pedrinho - Dublado por Vyni Takahashi (1ªTemporada), Pedro Volpato (2ªTemporada) Renato Calvacanti (3ªTemporada). Esta série valoriza muito o instinto de menino aventureiro do Pedrinho, tendo ele muitas vezes se metido em confusões e trapalhadas com e/ou sem sua prima, Narizinho. De acordo com os livros, o Pedrinho mora na cidade grande com seus pais, e passa as férias no sítio da avó. O mesmo acontece nesta série.
  • Narizinho - Dublada pela famosa atriz Larissa Manoela (1ªTemporada) e pela Luiza Telles Rosa (2ª e 3ªTemporada). A Narizinho continua com as mesmas personalidades: tendo sonhos de menina e valorizando sua amizade com sua amiga fiel Emília.
Dfud

Imagem Promocional

  • Visconde - Dublado por César Marchetti. Um sábio boneco feito de de sabugo de milho. No livro original "Reinações de Narizinho" o Visconde foi construído por Pedrinho, porém, no episódio A Pílula do Doutor Caramujo, Tia Nastácia disse ter feito ele.
  • Dona Benta - Dublada por Gessy Fonseca. Avó de Pedrinho e Narizinho, e dona do Sítio do Picapau Amarelo. A voz de Dona Benta, na série animada, foi feita pela dubladora e atriz Gessy Fonseca, que por coincidência também havia feito a voz da personagem em uma rádio-novela.
  • Tia Nastácia - Dublada por Patrícia Scalvi (1ª e 2ªTemporada) e Patrícia Pichamone (3ªTemporada). A cozinheira do Sítio. Ela tem também tem o dom de criar bonecos vivos, visto que foi ela quem fez a boneca Emília como um presente para Narizinho. E na versão em desenho ela também construiu o Visconde para Pedrinho.
  • Cuca - Dublada por Alessandra Araújo. Ela principal vilã da série. A Cuca é uma bruxa em forma jacaré, com uma vasta cabeleira loira. Ela é introduzida no episódio Um Grande Aventureiro, em que ela prende o Capitão dos Couraceiros em sua caverna, e Pedrinho tende ir salva-lo. Sua caverna é localizada no final da mata do Capoeirão dos Tucanos.
Bolodatia
Esta página ainda não está pronta.
Se você quiser nos ajudar a crescer esta página, basta clicar no botão "editar" no topo desta página e expandir este artigo.

EpisódiosEditar

Ver página: Lista de episódios do Sítio do Picapau Amarelo (série animada)