FANDOM


Bolodatia
Esta página ainda não está pronta.
Se você quiser nos ajudar a crescer esta página, basta clicar no botão "editar" no topo desta página e expandir este artigo.


Sítio do Picapau Amarelo

Sítio do Picapau Amarelo
Informação de Fundo
Filmes
Programas de Televisão Sítio do Picapau Amarelo (2001)
Sítio do Picapau Amarelo (série animada)
Video-Games
Inspiração Sítio de infância de Monteiro Lobato
Outras Informações
Localização Interior do Brasil
Governantes Dona Benta (dona do sítio)
Habitantes Habitantes do Sítio
Visitantes Pedrinho, Cuca, Príncipe Escamado, Capitão dos Couraceiros, Dr. Caramujo, Saci, Gato Félix...

Sítio do Picapau Amarelo é o sítio em que se passa as histórias dos personagens da franquia Sítio do Picapau Amarelo, criado pelo famoso escritor Monteiro Lobato.

OrigemEditar

O sítio nasceu junto com a histórias da turma, no A Menina do Narizinho Arrebitado, de 1920, o 1º livro de Monteiro Lobato, sendo assim o sítio pode ser considerado o principal "personagem" da franquia, já que as histórias e os personagens se passam no sítio, no qual a Dona Benta é a dona. A partir daí o sítio foi o ambiente de todos os vários livros da série, tirando quando as aventuras se passam em outros lugares: ou num mundo de fantasia inventados pelas crianças, ou em histórias contadas por Dona Benta no começo da noite. Esses ambientes são interligados para que as histórias e lendas contadas pela avó naturalmente se tornarem cenário para o faz-de-conta.

HabitantesEditar

Ver categoria: Habitantes do Sítio do Picapau Amarelo

MoradoresEditar

  • Dona Benta: Uma mulher idosa que é a dona do Sítio do Pica-Pau Amarelo, mãe de Dona Antonica, e possui dois netos, Narizinho e Pedrinho (e Emília, considerada como uma neta). Viúva de um grande senhor do engenho.
  • Nastácia: É a cozinheira e a empregada do sítio, muito simpática. Além de ser a responsável por alimentar a turma do Sítio com suas gostosuras.
  • Emília: É a boneca falante e a melhor amiga de Narizinho, considerada da família. Está sempre tendo ideias malucas e falando um monte.
  • Narizinho: É neta de Dona Benta e prima de Pedrinho. Menina inteligente, adora a vida no Sítio.
  • Pedrinho: Primo de Narizinho e neto de Dona Benta, Pedrinho vive na cidade. Gosta de passar suas férias no Sítio e sempre fica triste quando elas chegam ao fim.
  • Visconde de Sabugosa: É um boneco vivo de sabugo de milho criado pela Tia Nastácia. Cientista, sábio e erudito do Sítio. Vive na biblioteca entre os livros, pesquisando e estudando sobre vários assuntos.
  • Tio Barnabé: Ele é um homem da roça, que mora e trabalha no sítio, onde ajuda nas diversas tarefas do sítio, incluindo jardinagem, consertos, e outros.
  • Rabicó: É um porco preguiçoso e guloso, porém especial do sítio, "adotado" pela Narizinho.
  • Quindim: Um rinoceronte que fugiu do circo e acabou morando no Sítio.
  • Conselheiro: Sábio burro falante que veio do País das Fábulas, ele ganhou esse nome porque sempre dá bons conselhos a turma do Sítio.
  • Zé Carijó: Um caipira atrapalhado e simpático que, sempre contra sua vontade, acaba embarcando em todas as aventuras da turma do Sítio.

Locais do SítioEditar

CasasEditar

Imagem Nome Ocupantes
Casa da dona benta Casa da Dona Benta

FazendaEditar

Imagem Nome Ocupantes
Chiqueiro Chiqueiro
Galinheiro Galinheiro
  • Galinhas e galos