FANDOM


Bolodatia
Esta página ainda não está pronta.
Se você quiser nos ajudar a crescer esta página, basta clicar no botão "editar" no topo desta página e expandir este artigo.


Visconde de Sabugosaa

Kiko

Aramis

Visconde

Visconde de Sabugosa
Informação de Fundo
Filmes
Programas de Televisão
Video-Games
Interpretado por Rubens Molino, Luciano Maurício, e Hernê Lebom (1952)
Roberto Orosco (1964)
Ewerton de Castro (1967)
André Valli (1977)
Cândido Damm(2001-2004)
Aramis Trindade (2005-2006)
Kiko Mascarenhas (2007)
César Marchetti
Voz
Inspiração
Informação da Personagem
Nome Completo Visconde De Sabugosa
Outros nomes Seu Velho Milho (Cuca) , Viscondinho (Emília)
Personalidade Sábio, covarde, atrapalhado, cavalheiro
Aparência Um sábio boneco feito de sabugo de milho
Aniversário
Ocupação Feiticeiro (por um dia)[1]
Afiliações
Objetivo
Casa Sítio do Picapau Amarelo
Família Encerrabodes de Oliveira
Animais de Estimação
Amigos Turma do Sítio
Inimigos Cuca, Clone do Visconde
Gosta De ler livros, criar invenções, Ensinar geografia e geologia
Não Gosta Acessórios= cartola
Poderes e Habilidades Feitiços[1] , Imortal enquanto Tia Nastácia o reconstrói.
Armas Pó de Pirlimpimpim
Destino
Citações "Espantoso!"
Araminho

Os dois figurinos usados por Aramis Trindade em 2005 e 2006.

Visconde de Sabugosa é um personagem do Sítio do Picapau , criado pelo escritor Monteiro Lobato.

Aparência do Visconde de SabugosaEditar

Visconde é um sábio boneco feito de sabugo de milho (assim como a Emília, foi criado pela Tia Nastácia) cuja grande parte da sabedoria obteve através dos livros da estante da biblioteca da Dona Benta. Nas aventuras é sempre escolhido para fazer as coisas mais perigosas, pelo fato de ele ser "consertável", se estragasse ou se machucasse ou até morresse, Tia Nastácia o construia ainda melhor. Seu tamanho vária, tem histórias em que ele tem o tamanho normal de um adulto (como nas séries live-action, exceto pelo uso de efeitos especiais) e tem histórias em que ele é pequeno, como na série animada.

O Visconde já morreu diversas vezes em várias histórias diferentes, mas Tia Nastácia simplesmente pega uma nova espiga de milho no paiol, e providencia outro Visconde, reaproveitando somente a cabeça, os braços e as pernas. Pelo fato dele ter seu corpo formado por um sabugo e ter botões de milho no peito, morre de medo de passar perto de uma galinha, da Vaca que adora mastigar sabugos de milho e do restaurante O Rancho da Pamonha, com medo que vire comida.

Na cultura popularEditar

Cinema e TVEditar

Visconde já foi vivido por muitos atores, os das primeiras séries em preto e branco, são pouco conhecidos hoje em dia. Na primeira versão televisiva da Rede Tupi em 1952, o personagem foi vivido por Rubens Molino, Luciano Maurício, e Hernê Lebom. Depois foram, Roberto Orosco em 1964 em uma outra versão na TV Cultura, e Ewerton de Castro na Rede Bandeirantes em 1967. Na versão seguinte, produzida pela Rede Globo em 1977, já em cores, o personagem foi interpretado pelo ator André Valli durante 8 anos!

Na série mais famosa produzida pela Rede Globo em 2001, o Visconde ganhou vida com mais três atores, o primeiro deles foi Cândido Damm, que fez o personagem entre 2001-2004. Em 2005, e escalaram o ator Aramis Trindade para viver o intelectual personagem, ele o interpretou durante os anos de 2005-2006, e usou dois tipos diferentes de figurinos, um em cada ano. Em 2007, com a reforma, o Sítio tem todo o elenco trocado, e o Visconde passa a ser interpretado por Kiko Mascarenhas.

TriviaEditar

  • Uma curiosidade, é que os atores André Valli e Aramis Trindade, além de ambos terem interpretado o Visconde de Sabugosa nas versões da TV Globo, os dois também eram conterrâneos, nascidos na cidade de Recife em Pernambuco. Eles chegaram também a se conhecer nos estúdios da Rede Globo em 2006.

ReferênciasEditar

  1. 1,0 1,1 O Feitiço do Visconde
Inteligente,esperto e muito legal